-
Arquitetos: ARP - Architecture Research Practice
- Área: 370 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ed Reeve, Erieta Attali
-
Fabricantes: Hansgrohe, Arber Kollektion, Bega
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa APS está localizada ao sul da ilha de Antiparos, Cíclades, Grécia, de frente para uma ilha arqueológica protegida, Despotikon e seu antigo santuário de Apolo. A topografia é íngreme, criando uma proteção natural contra os ventos do norte, enquanto ainda captura a visão do pôr do sol. Durante os anos 70, um plano urbano defasado foi implantando na área, transformando-a em um estudo de caso raro de subúrbios pós-rurais da região.
Foi pedida uma casa de verão com um espaço de estúdio e o maior número de dormitórios possível para funcionar como residência de artistas e casa de veraneio do proprietário.
Cinco volumes quadrados organizados em dois níveis que alternam o ritmo com terraços cobertos e pátios compreendem a casa. Os volumes dos espaços fechados bloqueiam as vistas laterais dos lotes vizinhos, enquanto enquadram a visão para Despotikon. Apesar do tamanho do lote (1000 m²), este layout xadrez produz uma variedade de espaços fechados, cobertos e abertos, tanto em escala quanto em qualidade espacial. Cada espaço tem seu próprio ar e luz e a capacidade de se expandir em tamanho para o exterior. Esse layout poroso fornece vários cenários de uso e um jogo contínuo com a entrada e a saída.